A mulher que não possui rosto

1 comment
O ato de ser olhar no espelho é comum durante muito tempo, mas para a mulher que vamos conhecer hoje nunca foi tão comum assim. Apesar de não poder ver a própria imagem, ela diz viver bem. 
 
Uma mulher, na Índia, passou sua vida sem mostrar a face após os médicos dizerem a sua família não havia nada que eles pudessem fazer para corrigir seu problema. 


Khadija Khatoon nunca viu seus olhos e nariz (na verdade, ela nem mesmo sabe se os têm), e sua boca é uma pequena fenda do lado esquerdo de seu rosto. Acredita-se que a jovem, de 21 anos, possua neurofibromatose, o nome usado para determinar uma série de condições genéticas que causam inchaço ou caroços que distorcem não só o rosto como partes do corpo.

Apesar de suas deformidades devastadoras, Khadija afirma ser feliz. “Eu sou feita desta forma e aceito graciosamente. Eu faço o que posso. Se é assim que estou destinada a ser, então eu vivo desta forma. Não é uma questão de enfrentamento, eu só vivo como eu sou”, disse ela, que nasceu em uma família muçulmana pobre, em Calcutá, leste da Índia.

 Seu pai Rashid Mulla, de 60 anos, e sua mãe, Amina Bibi, de 50, percebeu que algo estava errado quando ela ainda não havia aberto os olhos aos dois meses de idade. “Ela nasceu com as pálpebras pesadas e grossas. Quando nós a levamos para o hospital ela foi internada por seis meses e eles fizeram muitos exames, mas os médicos finalmente disseram que não havia nada que pudessem fazer”, disse Amina. A condição de Khadija piorou ao longo do tempo e o excesso de pele continuou crescendo fora de controle.
Como os médicos disseram que não havia nada a ser feito, nunca voltamos a eles. E quando Khadija ficou mais velha, ela recusou qualquer ajuda”, acrescentou a mãe, que disse que a garota nunca foi à escola e aprendeu tudo o que sabe de seus dois irmãos.

 Embora muitas pessoas com a condição herdam o problema de um de seus pais, até 50% a desenvolvem aleatoriamente por conta de uma mutação genética antes do nascimento. Apesar de sua aparência alarmante, os crescimentos e inchaços, chamados neurofibromas, causados por um crescimento das células, não são cancerígenos ou contagiosos.
 
A família não tem condições para pagar um tratamento e Khadija espera que o governo possa ajudá-la. No entanto, ela insiste não querer a cirurgia por medo de arriscar sua vida, conforme os médicos já disseram à sua mãe quando ela era um bebê. 

Segundo o Dr. Anirban Banerjee, neurocirurgião do Hospital Apollo, em Kolkata, exames corretos confirmariam a doença. “Eu acredito que ela está sofrendo de neurofibromatose, mas para confirmar isso seria necessário fazer um teste genético. Há uma possibilidade de que ela tenha um tumor no interior do rosto que poderia ser fatal. Neste momento não há nenhuma maneira de saber, nem determinar quão bem-sucedida seria uma cirurgia”, disse ele. 


Um funcionário do governo local, Rupak Dutta, de 52 anos, de Kolkata, tomou conhecimento da situação e resolveu divulgá-la, após ver a Khadija na rua, na semana passada. Ele disse que se sentiu no dever de fazer algo por ela, e postou uma foto no Facebook pedindo ajuda às pessoas. 


“Eu estava indo ao meu escritório outro dia quando a vi. Eu nunca tinha visto um rosto assim. Eu tenho uma filha de 13 anos de idade, e eu pensei: ‘e se ela fosse a minha filha?’. Eu nem percebi que lágrimas estavam caindo pelo meu rosto. Eu não tenho recursos para ajudá-la, mas eu pensei que o poder das redes sociais certamente ajudaria”, disse ele, que agora conversa com ONG’s locais que irão ajudar Khadija a se encontrar com especialistas para discutir uma possível cirurgia. 

É interessante que casos raros como esse acontece, na maioria das vezes, na Índia.


Fontes: Daily Mail Foto: Reprodução / Daily Mail
 

Um comentário:

  1. Olá boa noite gostaria de fechar parceria com você no meu mais novo agregador de links o LINK BUSCA estamos começando agora mais em breve iremos alcançar um grande número de acessos :) acesse e confira http://linkbusca.com.br/ estou aguardando a sua parceria :)

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.
Posts em Destaque

Posts mais selecionados estão esperando por você . Veja isso